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Carreiras/Notícias/Recebendo ordens do chefe

“Faça o que eu mando!” Cuidado quando essa frase cai em você como uma bomba. Aversão à liderança pode colocar em risco seus resultados e, ainda pior, seu emprego.
Possuir capacidade para resolver problemas, coordenar pessoas, desenvolver estratégias em seu setor são atitudes válidas e desejadas. Mas há uma linha muito tênue entre isso e uma implantação de uma liderança paralela.
Os conflitos entre empregados e hierarquia são comuns, pois a relação entre pessoas em si é delicada. Normalmente a base do conflito são as exigências vindas do líder, que precisa ser acatado, e as do funcionário, que precisa ser reconhecido pelo que faz.
O problema é quando o colaborador quer fazer tudo do seu jeito e prefere fazê-lo passando por cima das regras.
Tudo do meu jeito
Se por um lado agir com certa independência é sinal de segurança, por outro pode ser o começo de um trabalho solitário.
Para o bom andamento de um setor e da empresa como um todo, a cada decisão é necessário consultar, perguntar, ouvir e acatar. Se isso vale para lideranças inteligentes, porque não valeria para os próprios funcionários?
Bater de frente não é a melhor opção. Você pode sem querer começar a agir da mesma forma, não escutando, nem percebendo o que acontece à sua volta. Pode até ser interpretado de uma maneira equivocada, passando por autoritário.
Para trabalhar em equipe existem regras a serem seguidas. Por essa razão o temperamento “mandão”, muitas vezes aplicado nas empresas, passa a perder sua eficiência, já que para lidar com pessoas é necessário comunicação e flexibilidade. Respeitar o que precisa ser feito e ceder faz parte do trabalho e nem por isso significa omissão ou falta de personalidade, ao contrário, denota profissionalismo.
Melhore seu comportamento
Vale a pena ser flexível. Uma liderança inteligente é baseada no diálogo constante. Eliminar situações mal-entendidas, respeitar momentos difíceis tanto profissionalmente como da vida pessoal de cada um, faz parte dessa atitude.
Seja maleável e veja em que situação é melhor respirar, contar até dez ou resolver o que estiver incomodando.
Dicas para melhorar seu relacionamento dentro da empresa:

  • Escolha a melhor maneira para falar. Use a sensibilidade, às vezes, é melhor deixar o assunto “esfriar”.
  • Feedback : dê e peça.
  • Saiba que nem sempre você está certo.
  • Se perceber uma liderança incompetente, não bata de frente, prefira decisões que contribuam com sua carreira.
  • Comprometa-se com seu trabalho.
  • Melhore a comunicação. A relação entre líder e funcionário tem que ser clara.
  • Elimine o “eu acho que”, tenha certeza.
  • Respeite a hierarquia.
  • Tenha uma relação de competição saudável dentro da empresa.

É claro que em alguns casos não podemos colocar a culpa apenas no “gênio forte” do funcionário. Esse problema na maioria das vezes é uma resposta a toda uma rede de componentes que não vêm sendo bem gerenciados. Perdem-se talentos quando a liderança não é eficaz.
Agora, se esse não for o caso, pequenas atitudes, como autocrítica, perguntar para as pessoas com quem convive mais diretamente se está no caminho correto são boas saídas para que aos poucos esses ruídos possam ser solucionados.

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