Carreiras | Empregos

Carreiras/Notícias/Pergunte ao especialista: Como elaborar uma carta de apresentação?

Como elaborar uma carta de apresentação?
Gostaria de receber informações de como elaborar textos de carta de apresentação, pois às vezes tenho dificuldade em cria-lós.
Obrigado,
Paulo Ricardo Assunção Barros
São Luís/ MA
Resposta
Paulo,
Na busca de um emprego você poderá utilizar cartas como mais um canal para acessar o mercado. Elas são responsáveis pela comunicação com amigos, selecionadores e todas as pessoas que possam levar você a ser chamado para uma entrevista de emprego.
Ao escrever uma carta, alguns cuidados se fazem necessários:
Escreva-a de forma clara e concisa.
Seja positivo, não dê chance do leitor discordar de você.
Tente personalizar sua carta ao máximo.
Revise a carta, caso tenha dúvidas peça para alguém revisá-la.
Guarde cópia da correspondência para follow-up.
Existem vários tipos de cartas que você poderá usar em sua campanha de busca de um emprego: cartas de marketing, cartas de resposta a anúncios de jornal e cartas para consultorias de seleção.
Carta de marketing
Uma carta de marketing tem como alvo algumas empresas previamente pesquisadas. Selecione as empresas e as pessoas a quem vai enviá-las. Utilize uma série de informações sobre as organizações escolhidas para tornar a carta o mais personalizada possível.
Carta de resposta a anúncio de jornal
O anúncio de jornal continua sendo um dos canais de busca de emprego onde é necessária uma carta de apresentação que acompanhe o currículo. O ideal é diferenciar-se da maioria das pessoas que, como você, também irão responder ao anúncio. Ao ler os requisitos expostos no anúncio, especifique na carta como você atende a cada um deles.
Carta para empresas de consultoria de recrutamento e seleção
Ao enviar seu currículo para consultorias de recrutamento e seleção, junte a ele uma carta objetiva e criativa, denotando seu toque pessoal.
Como elaborar uma Carta de Apresentação
As cartas de apresentação devem ser divididas em 3 partes: Introdução, Corpo e Fechamento
Introdução – Você pode escolher várias maneiras de fazer uma introdução: apresentando um comentário sobre uma notícia lida (carta de marketing), fazendo referência ao anúncio de jornal ou a algum conhecido comum.
Corpo – Esta é a parte mais relevante da carta, onde você irá expor sua experiência profissional: anos de experiência, tipos de posições ocupadas, área de atuação, segmentos da economia vivenciados, bem como seus diferenciais. Se estiver respondendo a um anúncio de jornal, especifique como você atende a cada um dos requisitos solicitados. Tente mostrar com dados como você atende ou supera o que está sendo pedido.
Fechamento – Se a carta for enviada para empresas de seleção ou respondendo a um anúncio de jornal, escreva que você está anexando o currículo e que tem grande interesse em fazer um contato pessoal para detalhar suas qualificações. Coloque-se à disposição do destinatário.
Em qualquer carta de apresentação que você for escrever, tente se diferenciar ao máximo. Não tente copiar, use de originalidade e faça sua própria carta.
No Guia do Currículo, publicado no Empregos.com.br, há uma matéria sobre esse assunto que discutimos aqui. Confira!
Abraços,
Karin Parodi