Comportamento
Você sabe administrar seu tempo?
Confira dicas para não se tornar refém de sua rotina e aprenda a otimizar tarefas para fazer seu dia render
Ler maisConfira dicas para não se tornar refém de sua rotina e aprenda a otimizar tarefas para fazer seu dia render
Ler maisAprenda como resolver compromissos de uma semana cheia num curto espaço de tempo
Ler maispor Reinaldo Passadori* Antes da Apresentação: Estude bem o assunto de sua apresentação e defina o que irá falar Procure sintetizar o seu objetivo em uma única frase, pense o que você pretende das pessoas após sua exposição e lembre-se: esta é a razão para você estar lá. Considere o público alvo, número de pessoas, […]
Ler maispor Gisela Kassoy* Lembra daquela piada que você considerava um quebra-gelo infalível? De repente, ninguém riu. Como foi possível? É simples: na era da customização, nada mais é infalível. As mensagens precisam atrair, motivar e convencer. E não há uma maneira uniforme de fazê-lo. Da mesma forma que ninguém motiva ninguém (no máximo cria condições […]
Ler maispor Camila Micheletti “No livro O Líder do Futuro, Peter Drucker deitou por terra a teoria de que um indivíduo já nasce líder. Hoje sabe-se que, embora algumas características sejam essenciais – entre elas, a facilidade de comunicação -, um líder é talhado no dia-a-dia” , aponta a psicóloga Suzy Fleury, em uma entrevista à […]
Ler maisFale-me para que eu te veja - diziam os gregos. A oratória surgiu em Siracusa, na Sicília, no século V a.C. É de lá o primeiro manual sobre a retórica de que se tem notícia, de autoria de Córax e Tísias. Outros surgiriam nos anos seguintes, mas o mais renomado é ainda a "Arte Retórica de Aristóteles". Foi na terra das Olimpíadas que a oratória encontrou campo fértil para o desenvolvimento. Para os gregos, saber falar adequadamente em público era uma das mais importantes qualidades que um homem poderia demonstrar. Antes restrita a poucos cidadãos de destaque, aos poucos, a eloqüência e a capacidade de falar em público passou a ser considerada uma capacidade que podia ser adquirida e desenvolvida através de estudo e treinamento.
Ler maisComunicação é o processo de criar e compartilhar significados através da transmissão e troca de símbolos. Este processo requer uma interação entre as pessoas e mesmo, entre pessoas e meios mecânicos utilizados". A afirmação é de Ricardo Farah, Mestre em Psicologia Social pela USP, consultor e professor da ESPM e da SSJ. Usamos a comunicação com os mais diversos propósitos, como por exemplo:
Ler maisQual é o maior medo das pessoas? Problemas financeiros, doenças, solidão, morte? Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que falar em público é um dos mais citados entre as pessoas e o que mais as aflige. Controlar o medo do palco é um grande passo na preparação para falar a um grupo de pessoas. Não se pretende, porém, que com essa atividade, este seja totalmente eliminado, mas pode ser reduzido. Eis os 7 passos que as pessoas devem adotar para atingir o objetivo de vencer o medo do palco.
Ler maisQuer se aprofundar no assunto e conhecer mais sobre a a história e performance dos grupos, o trabalho do líder e a importância da criatividade e da inovação neste processo? Confira algumas sugestões de livros que selecionamos para você... e boa leitura!
Ler maispor Camila Micheletti Como saber se a sua equipe está no caminho certo e vai atingir os resultados esperados? A pedido do Empregos.com.br , a psicóloga e consultora Suzy Fleury elaborou um check-list. Assinale as alternativas das quais você conhece a resposta e que acontecem na sua equipe de trabalho. Quanto mais opções marcar, maior […]
Ler maispor Fátima Motta e Edsom Galrão França O objetivo desse artigo é discutir um caminho para tornar os times de trabalho mais eficazes, mais produtivos, voltados a resultados significativos. Mais do que nunca existe a necessidade de se trabalhar em times e é nesse momento que se observa quantos problemas aparecem quando grupos de pessoas […]
Ler mais